V. (ou a uma hora de trem de Londres)
Ingresso liberado de 01 a 17 de Outubro
|entreatosdivulga.com.br
Trabalho de conclusão do ano 2 do Curso de Formação de Atores – 2021 da Casa de Teatro de Porto Alegre INGRESSO A PARTIR DE 01 DE OUTUBRO EM: https://www.entreatosdivulga.com.br/v-ouaumahoradetremdelondres


Horário e local
Ingresso liberado de 01 a 17 de Outubro
entreatosdivulga.com.br
Sobre o evento
"V. (ou a uma hora de trem de Londres)” é o trabalho de conclusão do Curso de Formação de Atores – 2021 da Casa de Teatro de Porto Alegre. Uma realização pesquisada para uma produção cênica no atual cenário de isolamento social. Momento em que a Casa se mantém, encontrando meios de seguir com suas atividades, com a maior ferramenta do artista: a criatividade. A edição de um trabalho que responde à investigação sobre a obra e pesquisas biográficas de Virgínia Woolf, reúne um elenco de 10 atrizes e atores, dirigidos por Carlota Albuquerque, Everton Rodrigues e Larissa Sanguiné.
Com estreia em 01 de outubro, através da plataforma digital em www.entreatosdivulga.com.br, a finalização da encenação vislumbra uma série de possíveis composições de personagens do último livro da autora, bem como uma cena reunindo todo o elenco representando figuras da biografia de Woolf. Entrelaçam-se cenas com imagens captadas por cada atriz e ator individualmente, e uma cena ensaiada na sala de trabalho da Casa de Teatro. O que assistimos é uma visão poética e singular sobre as percepções de cada artista em envolvimento com o vídeo final, um exercício de poesia e composição de personagens.
Sinopse:
Numa analogia entre escritas e criação cênica, apresentam-se videos-performance das personagens do último livro da lendária escritora Virgínia Woolf, justaposta a uma cena teatralizada que sugere uma homenagem das vozes da autora. Assim como no fluxo de consciência operado pela escrita de Virgínia, as performances parecem se prestar não à organização finalizada de suas obras, mas sim às vozes íntimas de sua criação. Apropriando-se de textos de Woolf, também compostos com a dramaturgia de Virgínia (Vika) Shabbach, e elaborações escritas pelo elenco a partir da provocação questionada pela condução da encenação. Uma homenagem à Virgínia e seu legado.
Concepção:
O trabalho é a edição do material composto pelo elenco, que se debruçou a investigar a textualidade de Virgínia Woolf, corporificando personagens de “Entre os Atos”, a última obra escrita pela autora. Ainda na perspectiva do distanciamento social, atrizes e atores responderam a perguntas elaboradas pela condução da direção, em forma de vídeos-performance. A ideia das perguntas é um procedimento para a invenção de um trabalho autoral, tais como “o que o silêncio grita?”, e a escrita de uma carta à Virgínia, bem como a defesa de personagens da narrativa. Os textos foram elaborados pelo elenco a partir dessas mesmas perguntas, somados à textos do livro e de outras obras de Woolf, e a dramaturgia de Virgínia (Vika) Shabbach.
O elenco propõe versões de roteirização dessas peças performáticas, respondendo à pergunta “O que reúne essas peças performáticas?”, em resposta à condução da direção. Nessa ideia, o desejo de realizar uma encenação presencial, promove a necessidade de um texto que agrega as possibilidades desse desejo. Uma cena com máscaras usadas pela pandemia atual, lembrando as máscaras de uma iminente explosão atômica no cenário da segunda guerra mundial, a qual simbolicamente, sufoca a autora em seus últimos dias. Sonhos, personagens, ruídos, vozes, visões, lembranças, ecos da vida e obra da emblemática mulher que pôs pedras nos bolsos, e entrou no rio. Uma homenagem à sua obra composta por imagens e figuras descritas, que deixa poesia e questionamentos sobre a natureza humana.
Serviço
Quando: 1 a 13 de outubro.
Ingresso: R$ 23,00
Assim que confirmada a compra, a pessoa receberá por e-mail o acesso ao trabalho. Este acesso ficará disponível durante 24h.
O formato é semelhante as plataformas de streaming e pode ser alugado no site https://www.entreatosdivulga.com.br/v-ouaumahoradetremdelondres com pagamento com Pix, cartão de crédito e boleto bancário.
Ficha Técnica
Direção e Dramaturgia: Larissa Sanguiné
Direção de Pesquisa Corporal: Carlota Albuquerque
Direção Sonora e Musical: Everton Rodrigues
Elenco: Camila Berwanger, Guacira Almeida, Joana Alcântara, João Segato, Laura Silveira, Lucas Gomes, Maria Inácia, Nati Tarnowski, Pietro Fantinel e Priscila Arena.
Composição da Cena Presencial: Carlota Albuquerque, Denis Gosch e Larissa Sanguiné
Captação de imagens e Edição Final: Pablo Montiel e Victória Sanguiné
Música original: Everton Rodrigues
Som direto: Marcelo Armani
Textos: Larissa Sanguiné, Virgínia Shabbach, Virgínia Woolf e elenco.
Orientação: Denis Gosch, Everton Rodrigues, Filipe Matzembacher Francisco Gick, Larissa Sanguiné Marcio Reolon, e Zé Adão Barbosa
Arte Gráfica: Jimi Melo
Iluminação: Edu Kraemer
Direção de Produção: Juliana Kersting
Fotos de Divulgação: Victória Sanguiné e Pablo Montiel
Divulgação: Casa de Teatro de Porto Alegre
Divulgação Redes Sociais: Nathália Severo
Assessoria de Imprensa: Liane Strapazzon
Sócio Diretor: Zé Adão Barbosa
Sócia Administradora: Ana Cristina de Oliveira
Gerente Administrativa: Carla Cezar
Gerente Financeira: Silvana Maia
Secretária e Atendimento Comercial: Helena Sá
Comercial: Carolina Prola
Apoio: EntreAtos
Realização: Casa de Teatro de Porto Alegre
AGRADECIMENTOS:
Ao pessoal da casa, Zé Adão, Ana, Carla, Silvana e Helena, pelo apoio e suporte; À todas e todos que permanecem conosco neste momento pelo apoio incondicional, amigos, amores e familiares.